Quem ama cuida, já dizia o poeta. Ainda mais quando se trata dos animais de estimação, que não têm como manifestar a sua opinião sobre o que precisam, ou o que estão sentindo. Mas os donos podem prevenir muitas dores e contratempos na vida desses leais companheiros e, de quebra, garantir a sua própria segurança para não contrair nenhuma doença que possa ser passada de pet para humano. O mais recomendável é procurar um veterinário para que ele aplique periodicamente essas e outras vacinas necessárias para manter a saúde do animal, e a sua também, já que a leptospirose, doença transmitida pela urina do rato, a fúngica, que é um tipo de fungo que ataca a pele, e a giárdia, que ataca o aparelho digestivo, podem ser transmitidas aos humanos.
De acordo com o veterinário Fábio Ochoa, do Pet Shop Breeds, as vacinas devem ter reforço anual para os animais entrarem em contato com o vírus e não desenvolverem a doença.
Durante o inverno é preciso ter mais atenção, já que os animais, principalmente os cães, são mais suscetíveis a desenvolverem a gripe, que pode facilmente evoluir para uma pneumonia, estágio avançado da doença.
Por isso, todo cuidado é pouco: “É necessário prevenir. Uma pneumonia pode chegar a um quadro irreversível e levar o animal ao óbito”, alerta Fábio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário