Oração de São Francisco

Oração de São Francisco

Páginas

Hora da vacina


Quem ama cuida, já dizia o poeta. Ainda mais quando se trata dos animais de estimação, que não têm como manifestar a sua opinião sobre o que precisam, ou o que estão sentindo. Mas os donos podem prevenir muitas dores e contratempos na vida desses leais companheiros e, de quebra, garantir a sua própria segurança para não contrair nenhuma doença que possa ser passada de pet para humano.
O mais recomendável é procurar um veterinário para que ele aplique periodicamente essas e outras vacinas necessárias para manter a saúde do animal, e a sua também, já que a leptospirose, doença transmitida pela urina do rato, a fúngica, que é um tipo de fungo que ataca a pele, e a giárdia, que ataca o aparelho digestivo, podem ser transmitidas aos humanos.
De acordo com o veterinário Fábio Ochoa, do Pet Shop Breeds, as vacinas devem ter reforço anual para os animais entrarem em contato com o vírus e não desenvolverem a doença.
Durante o inverno é preciso ter mais atenção, já que os animais, principalmente os cães, são mais suscetíveis a desenvolverem a gripe, que pode facilmente evoluir para uma pneumonia, estágio avançado da doença.
 Por isso, todo cuidado é pouco: “É necessário prevenir. Uma pneumonia pode chegar a um quadro irreversível e levar o animal ao óbito”, alerta Fábio.

Pesos e medidas: o que a retenção de líquidos tem a ver com isso

Se você suspeita que sofre desse problema, a primeira coisa a fazer é atentar para alguns fatores. Questione: costuma ir regulamente ao banheiro? Não urina com freqüência? Sente muita sede? Apresenta grande inchaço em algumas áreas do corpo? Estes são sinais de que você pode estar em um período de retenção de líquidos. Mas embora essa seja uma fase incômoda devido à sensação de aumento de peso, não há muitos motivos para se preocupar, pois a retenção de líquidos não é considerada doença, de acordo com a médica especialista em endocrinologia e nutrologia, Dra. Ellen Simone Paiva. “Essa característica nada mais é do que um sintoma da menstruação, pois desde que começa a produção hormonal do ovário, há a retenção transitória e cíclica de líquidos”, explica.
Então, nada de medidas drásticas. Ainda segundo a Dra. Ellen, a ingestão de medicamentos diuréticos induz à perda forçada de água, além de proporcionar a falsa impressão de que houve perda de peso. “O sumiço temporário do inchaço nesses casos ocorre à custa de desidratação”, completa.

Embora a retenção de líquidos seja um processo normal, que termina após a liberação de progesterona e estrogênio assim que a menstruação acontece, em alguns casos ela precisa ser acompanhada, caso seja parte de um dos sintomas de doenças como insuficiência renal, cardíaca, ou doenças crônicas do fígado.

Consultoria
Ellen Simone Paiva, médica especialista em endocrinologia e nutrologia.

Vinho!


Ele previne o envelhecimento, trata a pele e o cabelo, melhora a circulação e desintoxica os tecidos. Baco, deus do vinho, ficaria orgulhoso com tanta versatilidade!


Fernanda Cury fotos Carlos Bessa
Não é de hoje que a uva e o vinho são usados na beleza. Na Antiguidade, as mulheres já preparavam uma máscara facial com as frutas amassadas. De lá para cá, a ciência evoluiu e hoje a bebida é usada em vários tratamentos estéticos, como esfoliação, banho de imersão e massagem. De acordo com a dermatologista Adriana Vilarinho (SP) todo o corpo pode se beneficiar da vinoterapia (ou vinhoterapia). O segredo do sucesso está na casca e na semente da fruta, que é rica em polifenóis, substância utilizada em cremes e óleos, e em banhos de imersão. "O polifenol mais importante do vinho é o resveratrol, cujo poder antioxidante é cem vezes superior ao da vitamina E. Ele neutraliza a ação dos radicais livres - as indesejáveis moléculas que destroem as células - e, por isso, é eficiente para prevenir o envelhecimento precoce", conta Maurício Pupo, cosmetologista (SP).

A ação da vinoterapia
Rosto: protege as fibras de colágeno e elastina, aumentando a firmeza cutânea. Hidrata profundamente.
Cabelo: recupera a fibra capilar, restaura o brilho e a cor, e impede o envelhecimento precoce dos fios.
Corpo: aumenta resistência dos vasos sanguíneos e ativa a circulação, melhorando a celulite e a gordura localizada. Também ajuda a clarear manchas escuras e estrias.

Menu de saúde e prazer
Esfoliação com óleo de uvas para um corpo macio
Como é feito: O primeiro passo é a esfoliação. Depois vem a tonificação corporal, a ducha revitalizante e uma massagem bastante relaxante, feita com óleo de semente de uva. Para finalizar, há degustação de uma taça de vinho tinto e uvas frescas.
Os benefícios: A pele fica luminosa e revitalizada.


Banho com extrato de parreira para um relax total
Como é feito: o Bain à La Vigne Rouge é feito em hidromassagem com extrato da folha das parreiras. É exclusividade do do Spa do Vinho Caudalie (marca francesa pioneira na utilização do vinho na beleza, cuja franquia do Sul do Brasil é a primeira da América Latina).
Os benefícios: Ativa a circulação e relaxa.

Ofurô de vinho para um mergulho relaxante
Como é feito: depois de uma esfoliação com sementes, mergulha-se num ofurô, preparado com 2% de vinho tinto (o vinho não é usado puro porque o álcool resseca a pele), sais marinhos, óleos essenciais e pétalas de rosas. Depois de 20 minutos é feita uma massagem com óleo de uva aromatizado. Os benefícios: revigora e estimula a circulação sanguínea.